quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Um Blend que promete

Recentemente o All About Beer noticiou uma parceria, talvez inusitada, mas que com certeza irá mexer com o imaginário dos aficionados por cervejas do estilo Lambic.

Estamos falando da cerveja colaborativa manufaturada pela tradicional cervejaria belga Cantillon com as estado-unidenses Russian River Brewing Co. e Allagash Brewing. Trata-se de um Blend de três cervejas de fermentação espontânea chamada Wild Friendship Blend! Um Blend à moda belga, composto por uma Lambic Cantillon envelhecida por três anos, uma Allagash Coolship envelhecida por dois anos e meio e uma Russian River Sonambic, envelhecida por dois anos.

Rob Tod e Jason Perkins da Allagash Brewing Co. na Cervejaria Cantillon na Bégica. (foto: All About Beer)

A mistura ou blend de cervejas lambic é muito comum na Bélgica e já tem alguns adeptos no irmão do norte. O blend de lambics em geral torna a cerveja uma pouco mais palatável para a maioria dos gostos, visto adicionar complexidade e carbontação à lambic pura que, como regra, é amarga e seca. Para se ter uma ideia, as lambics tradicionalmente conhecidas por nós são blends de lambics jovens e envelhecidas e que levam a adição de frutas como framboesa e cereja (Framboise e Kriek).

Aqui, como regra geral, ainda não temos o costume de produzir quaisquer tipos de blend, quanto mais de lambics, cujo processo é extremamente variável.

De outro lado, os belgas fazem isso com maestria. Juntando essa tradição belga com a impetuosidade das cervejas americanas, o resultado será, na pior das hipóteses, interessantíssimo.

Agora, só nos resta esperar, ou melhor, encomendar de alguma amigo viajante cervejeiro para achar essa belezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...