sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Independência cervejeira da Escócia.

Assunto muito comentado recentemente, o referendo realizado na Escócia sobre a independência do país do Reino Unido também guarda relação com questões do universo cervejeiro.



Disputas e discussões entre países vizinhos, com culturas distintas, usualmente levam em consideração, além de guerras e a história em si, questões gastronômicas. Países com clima frio têm as bebidas alcoólicas muito arraigadas em sua tradição, o que acalora ainda mais este tipo de discussão. Afinal, se o fato dos escoceses andarem com os joelhos de fora no inverno, com temperaturas congelantes, não for suficiente para justificar uma boa dosagem de álcool no sangue, não sei o que mais justificaria. Todavia, na tradição do Reino Unido existe a ideia de que, acima da fronteira norte da Inglaterra, só se vive de Whisky. E isso não é verdade. Prova disso é o nosso próprio Blog, cuja primeira postagem trata, justamente, de uma cerveja escocesa, a Williams Red Ale, além de tantas outras vezes em que a Brewdog apareceu por aqui.

A Escócia tem tradição em fabricar cervejas de alta fermentação com elevada carga de malte e presença mais tímida de lúpulos, o que deu origem ao estilo Scottish Ale, também fabricado com maestria pela Bodebrown, de Curitiba.

De um lado a Inglaterra com suas Pale Ales, suas India Pale Ales. Do outro, a Escócia com as Scotish Ales (e com a Brewdog, é claro).

Neste embate, nós é que saímos ganhando e podemos experimentar todos esses estilos. E, em especial aqui nas Américas podemos desfrutar do mix desses estilos em várias cervejas, podendo encontrar uma Scotish Ale mais lupulada ou uma India Pale Ale com cacau e tudo mais o que a imaginação dos nossos cervejeiros alcançar.

Nesta disputa você fica com quem? Brewdog Punk IPA ou Fullers London Pride?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...