sexta-feira, 30 de maio de 2014

Beertone, o guia cervejeiro dividido por cores

A pouco tempo atrás mostramos aqui no blog o lançamento do Beertone em Curitiba e agora viemos até vocês explicar o que é exatamente e como surgiu essa ideia inovadora de catalogar as cervejas por meio das cores.

Camaleão simpático do Beertone e cartão do Loucos por Ales

Já de cara, com o Beertone em nossas mãos, podemos perceber que ele não se trata de um guia cervejeiro convencional, não só pelo formato como também por todo o seu conteúdo interno. Ele é prático e compacto, aliás dentre os livros que eu tenho é o que menos ocupa espaço e o que não tive coragem de deixar na prateleira.

Versão especial para o Loucos por Ales


O guia apresenta informações  como as características de cada cerveja, a classificação por cor nos sistemas RGB e CMYK, seus respectivos valores de amargor (IBU),  temperatura ideal de consumo, a cervejaria e onde ela está localizada e as opções de harmonização.

A ideia inicial surgiu quando o idealizador do projeto, Alexander Michelbach, fez uma busca sem sucesso por um guia de cervejas que fosse ao mesmo tempo útil, em termos de informação, e tivesse um formato de classificação das cervejas de uma maneira diferente do convencional e que fosse de fácil visualização e associação. Foi aí que o designer teve a idéia de classificá-las pela cor, assim surgiu o conceito do Beertone.




O catálogo possui a versão suíça e a agora a brasileira. São no total 202 cervejas de mais de 40 cervejarias diferentes que foram analisadas de acordo com o estilo, teor alcoólico e, não podendo esquecer, das suas tonalidades. A determinação das cores não veio assim simplesmente do nada. O designer e sua equipe pegaram cada cerveja e através de um espectrofotômetro mediram a intensidade de absorvência de cada uma e após várias analises e comparações foram definidas suas cores.

Versão com as cervejarias suíças.

Se observarmos bem, e para quem conhece um pouco sobre design, olha para o Beertone e vai lembrar muito do catálogo Pantone, aqueles que não estão familiarizados com o termo podemos dizer que ele se parece como um daqueles catálogos que vemos quando vamos comprar tinta.
Para quem quiser ver um pouco mais sobre o projeto pode entrar no site do Beertone ou ver a página deles aqui no Behance

Bom...não preciso nem dizer que eu estou amando o meu, mesmo não tendo um super conhecimento técnico sobre o assunto consigo entender e até fazer algumas analises e associações entre uma cerveja e outra, fora todo o apelo visual que Beertone tem, mesmo quem não é designer é difícil não se encantar.

O Loucos por Ales deixa aqui um parabéns para toda a equipe que desenvolveu esse projeto inovador e, em especial, para o Alexander com quem tivemos contato e que nos deu a oportunidade dessa parceria, de desenvolver a edição especial para o blog. Desejamos a vocês muito sucesso. Cheers!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...