sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cerveja no frio? 5 cervejas para aquecer seu coração.

É, pessoal, o frio está chegando e com ele sempre surgem comentários "cerveja no frio?". Sim, está chegando a hora de tomarmos as nossas deliciosas Ales com toda propriedade.



Quem está acostumado apenas com cervejas mais leves, que normalmente são servidas em baixas temperaturas e são muito refrescantes, pode estranhar a idéia de cervejas que combinem com o inverno e com comidas mais pesadas.

Outra discussão muito comum quando se trata de inverno e cerveja é a temperatura de serviço. Quando começamos a falar de temperatura de serviço alguém sempre pergunta: "É verdade que na Europa o pessoal toma cerveja em temperatura ambiente?"

A resposta é: Sim, e não. Nos pubs ingleses muitas ales são servidas sem refrigeração, retiradas dos barris que estão no subsolo do bar. Portanto, no inverno, a temperatura da cerveja normalmente é de 2 a 8 graus, que é a temperatura ideal de serviço para este tipo de cerveja e mesmo com temperaturas um pouco mais altas, a cerveja não se torna quente no subsolo dos pubs. Trata-se de uma coincidência em que a temperatura de armazenamento da cerveja sem refrigeração é igual ou muito próxima da temperatura de serviço ideal da cerveja. Aqui no Brasil, pubs ou bares que vendem chopp devem manter seus barris sempre refrigerados.

 Para cada estilo há uma temperatura ideal e cervejas mais potentes geralmente tem temperatura de serviço entre 4 e 10 graus. Em suma, cerveja tem temperatura certa para ser apreciada, não tome cerveja em temperatura ambiente a menos que esteja em um ambiente bem frio.


A grande variedade de estilos, sabores e graduações alcoólicas permite diversos tipos de harmonização e hoje, com ajuda do Beertone, vamos mostrar a vocês:


1 - Eisenbahn Frosty Bison

Imagem: Allbeers.
Frosty Bison é a nova cerveja da Eisenbahn, uma American IPA que foi a inspiração deste post. Esta cerveja foi concebida através de um concurso realizado pela Eisenbahn durante o ano passado; a melhor receita seria produzida pela mítica cervejaria de Blumenau. Forsty Bison, do inglês, significa bisão congelado; e esta cerveja levanta até defunto congelado, pode acreditar! Ela possui um corpo muito elevado, pesada nos maltes e bem temperada com lúpulos aromáticos cítricos e florais, como não poderia deixar de ser em uma American IPA. Excelente equilíbrio entre leve dulçor e amargor residual. Não deixe de provar esta excelente cerveja.

Harmonização: Frutos do mar, carnes de caça, pratos picantes e queijos condimentados.


2 - Dum Grand Cru
Imagem: Dum

Esta cerveja também tem a cara do inverno: elevado teor alcóolico, marcante presença de malte, laranja e coentro numa combinação explosiva; uma Double Wit Bier. Aprecie com moderação pois esta cerveja pode te derrubar.
"A ideia da Grand Cru surgiu desenvolvendo uma cerveja belga de trigo, com mais corpo e álcool que uma wit, quase uma weisenbock belga. Usando o fermento clássico das belgas de trigo, fermentamos seus quase 9% de álcool, tendo como base a receita da nossa wit caseira. Logo o estilo só podia ser um, Double Wit. O coentro está escondido atrás dos aromas das cascas de laranja baia, que estão presentes em grande quantidade nessa cerveja " - Dum Cervejaria

Harmonização: Queijos condimentados, pratos condimentados, batatas rústicas, salmão e salsichas.


3 - Baden Baden Red Ale

Imagem: screamyell.com.br
Baden Baden Red Ale é classificada como sendo uma barley wine, ou double red, como descrita no rótulo. Esta cerveja tem um creme farto e persistente, um corpo muito presente e sabor marcante de maltes adocicados. Uma cerveja forte e marcante, sem amargor excessivo, por este motivo, esta é uma boa cerveja para aqueles que ainda não estão acostumados com grandes cargas de lúpulo.

Harmonização: Carnes grelhadas, sobremesas e chocolate.





4 - Morada Kolsch
Imagem: Clube do Malte

 Este é um tiro certeiro para harmonizar no inverno com pratos um pouco mais leves. Ela possui menos corpo que as cervejas citadas acima e representa uma opção menos marcante que pode servir como coadjuvante em vários tipos de harmonização. O estilo Kölsch tem origem na região de Colônia, na Alemanha, e combina maltes de trigo e cevada em uma cerveja clara de alta fermentação com aromas florais leves e sabor delicado.

Harmonização: Peixes, Aves, Saladas, pratos agridoces e apimentados.




5 - Colorado Ithaca
Imagem: Colorado

Agora, se você está se sentindo na Rússia e quer ir ao extremo, indicamos uma Russian Imperial Stout, estilo derivado da Stout, mas que normalmente possui graduação alcoólica superior a 10%. Ao lado da Petroleum , a Ithaca é uma das representantes nacionais com mais personalidade neste estilo único. Esta receita leva rapadura e evolui muito bem na garrafa, podendo servir como cerveja de guarda. A temperatura de serviço deste estilo é mais alta, cerca de 12 a 16ºC é a recomendação do fabricante.

Harmonização: Queijos, sobremesas, carnes defumadas, chocolate.



Além destas, muitas cervejas combinam bem com o inverno. Assim como sugerido pelo leitor Diocleciano Gonçalves de Oliveira:

"Sopa de gorgonzola com cogumelos vai bem pra mais de metro!
Ainda mais se regar com um fio de azeite trufado e laminas de cogumelo paris cru por cima... 
Vai bem com aquela stout de chocolate da rogue!"



Vamos testar essa e outras harmonizações, qual a sua preferida para amenizar o friozinho?

Um comentário:

  1. Belo artigo, algumas das cervejas apresentadas ainda não conheço, mas como o inverno ainda está começando tenho bastante tempo para degustar e combinar harmonizações.
    =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...