terça-feira, 5 de agosto de 2014

Loucos por Ales pelo mundo - Parte1

O Loucos por Ales resolveu deixar de lado um pouco as cervejas e cervejarias brasileiras e resolveu se aventurar pelo mundo a fora, mais especificamente pela Alemanha e Holanda, trazendo em primeira mão algumas impressões e dicas para os viajantes cervejeiros.


Antes de mais nada devo confessar que fiquei assustada com a variedade e a qualidade das cervejas locais, independentemente das cidades em que estivemos sempre bebemos muito bem mesmo nos restaurantes mais simples. Portanto a primeira dica para os novatos de plantão é...não tenham medo de pedir a cerveja típica local, elas são fáceis de agradar tanto com relação ao sabor como ao preço.

Outra dica importante, se após um da inteiro de caminhada pelas cidades você deseja sentar, relaxar e beber uma boa cerveja procure um Biergarten. Impossível achar uma cidade que não possua um. Os Biergartens, ou “jardins das cervejas”, são ambientes abertos e podem ficar dentro de parques, praças, na rua, etc...existem em diversos formatos e cenários. Lá geralmente são servidas comidas tipicamente alemãs e você poderá desfrutar uma deliciosa cerveja acompanhada com uma vista de tirar o chapéu.



Explorando Berlim


Passeando e fuçando pela cidade percebi que ela não possui o mesmo fervor cervejeiro como por exemplo em Munique, não encontrei nenhuma cervejaria tradicional que fosse próxima, mas ainda assim você pode deparar-se com diversos Biergartens e brewpubs como por exemplo o Prater Garten, um dos mais antigos de Berlim.


Um estilo de cerveja típico da cidade é o Berliner Weisse, ele não me agradou muito mas se você for para lá tem que experimentar. São cervejas de trigo bem refrescantes porem ácidas e azedas. Foi um estilo de cerveja criado na época para se enquadrar dentro das Leis de Pureza Alemã. Elas possuem baixo teor alcoólico e normalmente os cervejeiros Berlinenses misturam ela com xaropes e essências de frutas justamente para diminuir um pouco esse sabor tão cítrico.
Berliner Kindl Weisse
Zanzando por aí perto do Checkpoint Charlie (um ponto turístico que é imprescindível passar) encontrei um restaurante da cervejaria típica da Baviera, a Löwenbräu. Para quem não sabe a Löwenbräu é uma das mais tradicionais cervejarias alemãs, sua origem data de 1383. (Não vou me estender muito, mas se quiserem saber mais sobre a marca e a cervejaria tem uma matéria muito interessante no blog Mundo das Marcas). Vale muito a pena dar uma passada lá nem que seja só para dar uma olhadinha e experimentar um pouco da comida típica alemã.



Endereço: Leipziger Straße 65 - Berlim 10117- Alemanha


Outro lugar que costumava ser passagem obrigatória para os cervejeiros era o Bier Spezialitäten Laden, infelizmente quando fui até o endereço não encontrei a loja de jeito nenhum, mais tarde descobri que o lugar acabou fechando. Ela possuía cerca de 500 rótulos diferentes em garrafa e mais uma grande variedade para consumir ali mesmo no local.

Uma descoberta muito feliz, e bem acidental, foi a cervejaria Georgbraeu. Um lugar muito simpático com a possibilidade de sentar tanto do lado de fora e apreciar a linda paisagem do canal, como na parte de dentro que é um espetáculo a parte. Tanto a cerveja como a comida estavam maravilhosas, é um lugar que deve-se visitar.






Endereço: Spreeufer 4, 10178 Berlin, Alemanha


Essa foi apenas a primeira parte da nossa aventura cervejeira. No próximo post falaremos sobre mais duas cidades Alemãs: Colônia e Munique.

Fiquem de olho para mais dicas. Prost!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...