quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A BrewDog está de cara nova!!

No mês passado vimos várias notícias de que a BrewDog iria mudar a sua identidade visual, isso inclui não só os rótulos das cervejas como também toda a parte de comunicação da marca (site, embalagens, beer trucks, etc). Mas porque essa mudança tão repentina de algo que já estava bem estabelecido e aceito no mercado?

A cervejaria, desde sua criação em 2007, vinha mantendo seus rótulos sempre seguindo uma mesma linguagem gráfica, que acabou se tornando marcante e icônica, porem por mais que ela fizesse sucesso o pessoal da BrewDog não estava inteiramente satisfeito com a marca em si e resolveu mudar.  Segundo James Watt,  "Capitão" e Co-founder da empresa, os rótulos não representavam a essência artesanal, a alma das cervejas e o rumo ao qual estavam tomando.

Fonte: brewstagram

Para seguir o mesmo conceito proposto pelas suas cervejas a ideia foi criar uma embalagem que focasse em dois pontos principais: o artesanal e a alta qualidade. Escolheram então produzir os rótulos por um processo de impressão praticamente manual e muito antigo, quase extinto nos dias de hoje, utilizando os "tipos mecânicos móveis" (inventado por Johannes Gutenberg), onde são usadas pequenos blocos de metal, ou madeira, com"letras"gravadas.


O processo de escolha dos rótulos não foi nada fácil, foram necessárias 7 agências diferentes de 3 países distintos para chegarem no resultado atual. O novo design conseguiu manter a essência da BrewDog porem com uma pegada mais clássica, algo que remete aos rótulos antigos mas mantendo um toque moderno.

Novos rótulos da BrewDog

Como já era de se esperar as opiniões ficaram bem divididas, muitos adoraram a nova proposta e outros nem tanto. Como amante cervejeira, colecionadora de rótulos e designer devo admitir que quando vi a notícia fiquei um tanto quanto surpresa. Sempre gostei muito da identidade visual antiga e em um primeiro momento não cai de amores pelo novo design, porem após uma boa noite de sono para processar a informação e analisando o conceito que a cervejaria estava colocando para a nova marca acabei repensando e mudando de opinião. O dois rótulos divergem muito um do outro esteticamente, porem ambos tem a sua beleza,  realmente a cervejaria precisava, de alguma forma, dar uma inovada e chacoalhada no mercado.


Rótulo Novo X Antigo

Já nos deparamos com diversos exemplos no mundo do design em que mudanças que quebram com o tradicional afetam drasticamente o consumidor, seja de maneira positiva levando a marca a um sucesso ainda maior, como também já vi marcas que tiveram que voltar com a sua identidade original pois estavam perdendo espaço no mercado devido a não aceitação do consumidor. A questão agora é, será que os cervejeiros de plantão vão aceitar bem essa mudança? 

Para saberem mais sobre toda essa revolução que está acontecendo dentro da cervejaria e acompanharem mais novidades é só dar uma olhada no blog da BrewDog.

Cheers!!

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