A cervejaria, desde sua criação em 2007, vinha mantendo seus rótulos sempre seguindo uma mesma linguagem gráfica, que acabou se tornando marcante e icônica, porem por mais que ela fizesse sucesso o pessoal da BrewDog não estava inteiramente satisfeito com a marca em si e resolveu mudar. Segundo James Watt, "Capitão" e Co-founder da empresa, os rótulos não representavam a essência artesanal, a alma das cervejas e o rumo ao qual estavam tomando.
Fonte: brewstagram |
Para seguir o mesmo conceito proposto pelas suas cervejas a ideia foi criar uma embalagem que focasse em dois pontos principais: o artesanal e a alta qualidade. Escolheram então produzir os rótulos por um processo de impressão praticamente manual e muito antigo, quase extinto nos dias de hoje, utilizando os "tipos mecânicos móveis" (inventado por Johannes Gutenberg), onde são usadas pequenos blocos de metal, ou madeira, com"letras"gravadas.
O processo de escolha dos rótulos não foi nada fácil, foram necessárias 7 agências diferentes de 3 países distintos para chegarem no resultado atual. O novo design conseguiu manter a essência da BrewDog porem com uma pegada mais clássica, algo que remete aos rótulos antigos mas mantendo um toque moderno.
Novos rótulos da BrewDog |
Como já era de se esperar as opiniões ficaram bem divididas, muitos adoraram a nova proposta e outros nem tanto. Como amante cervejeira, colecionadora de rótulos e designer devo admitir que quando vi a notícia fiquei um tanto quanto surpresa. Sempre gostei muito da identidade visual antiga e em um primeiro momento não cai de amores pelo novo design, porem após uma boa noite de sono para processar a informação e analisando o conceito que a cervejaria estava colocando para a nova marca acabei repensando e mudando de opinião. O dois rótulos divergem muito um do outro esteticamente, porem ambos tem a sua beleza, realmente a cervejaria precisava, de alguma forma, dar uma inovada e chacoalhada no mercado.
Rótulo Novo X Antigo |
Já nos deparamos com diversos exemplos no mundo do design em que mudanças que quebram com o tradicional afetam drasticamente o consumidor, seja de maneira positiva levando a marca a um sucesso ainda maior, como também já vi marcas que tiveram que voltar com a sua identidade original pois estavam perdendo espaço no mercado devido a não aceitação do consumidor. A questão agora é, será que os cervejeiros de plantão vão aceitar bem essa mudança?
Para saberem mais sobre toda essa revolução que está acontecendo dentro da cervejaria e acompanharem mais novidades é só dar uma olhada no blog da BrewDog.
Cheers!!
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