sexta-feira, 24 de abril de 2015

Microcervejarias, atenção...Fight!!!

O ramo das cervejas artesanais pode muitas vezes ser reconhecido por sua veia colaborativa em que grandes ajudam pequenos que ajudam menores, tudo num ambiente de puro amor cervejeiro.

A guerra declarada é contra as grandes corporações sem escrúpulos e sem coração. No entanto, o site Thrillist aponta que as coisas não andam tão harmoniosas no mercado cervejeiro estado unidense (o qual, nós brasileiros, nos comportamos de forma muito semelhante). Fala-se, inclusive, em uma bolha das crafts. Como exemplo, cita-se duas demandas judiciais relacionadas a marcas e nomes, entre Lagunitas x Sierra Nevada e Bells x Innovation.

Fonte: Thrillist


Acredito, no entanto, que falar em bolha cervejeira, a exemplo do que ocorreu em meados da década de 90 nas terras do Tio Sam é exagero. Trata-se de um mercado bastante maduro e em constante crescimento e evolução (técnica e organizacional).

Agora, no Brasil, aqui temos que tomar um pouco mais de cuidado. Nós ainda não passamos por uma bolha nos moldes dos EUA, em que a oferta de cervejas superou a demanda. Possivelmente isso não venha acontecer, visto que aqui, ao contrário de lá, é muito caro produzir cerveja para o comércio. Mais caro que consumir, com certeza. Logo, acho difícil nos depararmos com o cenário de oferta superarando a demanda.

Todavia, guerra entre microcervejarias, isso sim é possível que ocorra. À boca pequena, e às vezes não tão pequena, fala-se em desunião entre alguns grupos que se identificam por região geográfica ou apenas por filosofia. Recentemente, questões políticas também despontaram nas mídias cervejeiras, a exemplo das novas regras de tributação e do apoio de pequena parcela dos cervejeiros, que de alguma forma, representavam politicamente toda a categoria, mas o benefício foi em favor de poucos e detrimento de muitos.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos e ver no que dá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...