quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O que ninguém vai te falar sobre festivais de cerveja - Wikibier

Festivais de cerveja são reconhecidos por apresentar as mais recentes novidades do universo cervejeiro, ótimos para conhecer pessoas de vários ramos ligados ao setor e aproveitar para um networking e, o principal, beber cervejas.

Todavia, aproveitando o aquecimento do mercado, pipocam a todo momento, novos eventos cervejeiros que são noticiados pelos blogs e outras publicações especializadas. Mas aqui a ideia é fazer um breve raio-x desses festivais e congêneres.

Na semana passada estivemos no Wikibier, realizado no Expo Unimed em Curitiba. O festival contou com 120 rótulo de 40 cervejarias, algumas bandas, food trucks e outros stands de alimentação, além de algumas palestras com pessoas da indústria, mas que não tomamos conhecimento durante o evento (por falta de divulgação ou porque estávamos um tanto quanto alcoolizados para prestar atenção).
Foto: Loucos por Ales

Depois de pontuados os aspectos positivos dos festivais e de breve descrição do Wikibier, vamos ao que ninguém quer falar, sob o ponto de vista de entusiastas que são os consumidores desse produto (diga-se, festivais e outros eventos).

O Wikibier é caro, muito caro! A entrada no dia era de 40 legais. Ok, há toda a estrutura, bandas e palestras o que por si só, não é barato. Mas convenhamos, e isso eu falo principalmente por mim. Se tivesse apenas uma caixa de som ao invés de bandas eu não teria notado diferença. As palestras, eu não as achei durante o evento.

Esses festivais tratam de cervejas e seus produtores e é isso que importa. Então, vamos a eles. A caneca dada no Wiki é de 300ml e os chopes variaram de R$ 6,00 como alguns da Bodebrown (que a meu ver, foi a cervejaria que praticou os preços mais atrativos, em especial por seu status notório de uma das melhores cervejarias do Brasil), até R$ 18,00, por chopes da Brewdog.

Tudo bem, pagar 6 reais por 300ml de um bom chope é barato se comparado ao praticado em bares do ramo, mas o festival está longe de se resumir a isso. Muitas cervejarias só venderam cerveja, e nada mais do que isso. Não apresentaram qualquer novidade, outra proposta de marketing ou qualquer coisa que valha.

Falando em novidades, de modo geral, essas foram poucas, o festival ficou resumido na maior parte do tempo a reencontrarmos velhas conhecidas. Pelo menos para quem acompanha um pouco mais de perto o universo cervejeiro, não houve grandes surpresas.

Resumo do festival. A entrada é caríssima, em especial se comparada a outros festivais. A maioria dos participantes,  são de Curitiba e região, ou seja, velhos conhecidos do público frequentador da Wiki. Nada contra os nossos cervejeiros, reconhecidos por todo o Brasil. A questão é que festivais são legais para termos acesso a coisas de outras partes do Brasil ou mesmo de fora. O intercâmbio na área é muito valioso.

Algumas cervejas foram lançadas no festival, pouquíssimas é verdade.

A estrutura, estava totalmente adequada (mas pelo preço da entrada, era o mínimo)

A cerveja estava boa e deixava feliz.

Esse sempre foi um festival que resisti em prestigiar, pois nunca me pareceu atrativo. Esse ano fui pois não tive que pagar a entrada. Dentro desse contexto e, repita-se sem ter pago a entrada, o festival foi bom porque pude tomar boas cervejas a preços razoáveis. A meu ver, o valor dos ingressos inviabilizam esse festival, se a proposta não se alterar, temo que não veremos muitos outros Wikibiers nos anos vindouros.



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