quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O que sua cerveja conta sobre você

Ah, a cerveja. O lubrificante social definitivo. A obsessão dos hop-heads. Aquilo que te dá coragem pra encarar o Anderson Silva de frente, ou um treino de chão com algum Gracie. É também aquela que você bebe e pode dizer muito sobre você. E já que não somos antropólogos sociais qualificados, aqui vai uma lista de características que podem ser associadas a cada estilo dessa bebida feita de malte fermentado temperada com lúpulos (associadas de forma arbitrária por esse que vos escreve, é verdade):

Pale Ale:

Você é uma daquelas pessoas cujos amigos estranham: - Com 33 anos de idade, como assim você nunca experimentou azeitonas?! - Você começou a curtir novas cervejas um pouco antes dessas se tornarem extramente populares. Você não entende porque toda essa gente só fala em pale ales lá da India quando há tantas cervejarias domésticas que merecem todo o apoio.

IPA

Pra você, essa é a ultimate beer, bebida amarga para escolados, os newbies não podem com o amargor delas. E é claro, você insiste em contar para todos aquela história manjada de que a cerveja surgiu porque era necessário uma adição extra de lúpulos pra poder chegar à Índia sem estragar.




Double/Imperial IPA

IPA, você ri na cara do tipinho acima. Você se sente atraído pelo alto teor alcoólico e a porrada de lúpulo. Você reclama que IPAs e Pale Ales são fraquinhas e as segundas não possuem um amargor consistente.



ESB

IPAs se tornaram muito mainstream, você faz o tipo hipster. Poucos apreciam ou mesmo têm
conhecimento desse estilo. Se duvidar você até inventa um sotaque britânico quando fala dessa cerveja,
o que para nós brasileiros não faz qualquer sentido.





Kölsh

Você é um louco por ales e quando quer tomar uma cerveja leve, carbonatada, que tem tudo pra ser uma pilsen, você vai lá e pega a Kölsh que nada mais é que uma pilsen feita com leveduras ales.






Standard lagers/light beers

Você não entende o conceito de beba menos, beba melhor. Você nem gosta do gosto da cerveja, e só bebe pra ficar bêbado. Quanto mais barata e mais gelada melhor. Uha!!!! Você costuma beber uma lata de cerveja fazendo um furo no fundo com uma chave tetra ou colocando em um funil ligado a uma mangueira. É isso campeão, mandou bem. Aproveite sua sub-zero.





Cervejas sem álcool

A menos que você tenha uma justificativa médica, seja uma gestante ou uma velhinha, não beba esse tipo de "cerveja". O processo natural de fermentação produz álcool, aprenda a lidar com isso. Não torça o nariz para seus amigos alterados falando besteira do seu lado.





Porter

Você gosta mesmo de cervejas leves, mas para dar uma variada você encara essa "cerveja preta".



Weizen/Weiss

Você é iniciante no mundo das cervejas especiais e as descobriu por rótulos como Erdinger e Paulaner. Você ainda fica espantado com o corpo e a espuma densa dessas cervejas, e começa a identificar aromas e sabores diferentes como de banana e cravo.





Continua...
Será?

(Ilustrações: Julia Possiede)
Inspirado em matéria do site Thrillist

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...