quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dicionário do Beer Snob - Não passe aperto em festivais e pubs

Com algumas frases decoradas, qualquer incauto pode se passar por um panaca conhecedor de cervejas .

Quem nunca se sentiu um peixe fora d'água naquele festival de cerveja ou em um bar quando cercado de gente tatuada, barbudos de roupas xadrez, ou hypsters falando sobre cerveja de uma forma um tanto quanto pomposa, inacessível, desnecessária.



Seus problemas se acabaram! Com esse pequeno manual você conseguirá circular pelo evento ou pelo bar como um verdadeiro expert, um Michael Jackson tupiniquim.

Quase, mas não era desse Michael Jackson que eu falava
 E então, pronto para começar?

Agora sim, já está melhor
"Essa é uma ótima session"
É uma ótima justificativa para tomar umas 10 dessas cervejas.


"Hum, você sente o tanino nessa cerveja?"
Hum, pra falar a verdade meu negócio é vinho, mas gosto de dar minhas notas báquicas em tudo que coloco na boca

"Prefiro cervejas on tap"
Eu gosto mesmo é de chope

"Essa cerveja tem ótima drinkability"
Quando era mais novo eu entornava litros de cerveja barata, agora tenho dinheiro para encher a cara com artesanais

"Essa tem um interessante bouquet"
Ela tem um cheiro esquisito e que não faço ideia do que seja

A frase anterior possui uma versão mais técnica, veja:

"Então... estou sentindo muito diacetil nela"
Quero dizer que sua cerveja cheira a manteiga rançosa e provavelmente está estragada

Esse é o diacetil (não parece tão legal assim)


"Minhas preferidas tem IBU acima de 80"
Eu não possuo papilas gustativas e só consigo sentir sabores extremamente amargos. Gosto também de medir meus genitais e guardar os resultados em segredo.

Não se preocupe, não é assim tão amarga


"O creme dessa cerveja não tem muita consistência"
Acabei de servir a cerveja de forma inadequada matando toda a espuma

"Essa cerveja é ótima, ela passa pelo processo de dry-hopping"
É uma das poucas coisas do processo da cerveja que entendo pra que serve - não exatamente - mas sei que é bem legal e leva lúpulos

"Ela é muito bem rankeada"
Acompanho sites como Brejas, Ratebeer e Beeradvocate

"Tem o PH bem equilibrado"
Não consigo esconder que sou cervejeiro caseiro

"Possui um aftertaste vigoroso"
Já li esse termo tantas vezes e sempre quis utilizar numa frase

"Agora to curtindo mais umas sours"
A todo momento leio e vejo gente falando que essas cervejas estão na moda e são ótimas para o calor, por isso tento toma-las sem enrugar o rosto com o azedo de acerola, graviola, etc

Diliça de sour!


"Essa é boazinha, mas eu preferia os primeiros lotes da cervejaria"
Na verdade eu quero dizer que já conheço essa cerveja antes de se tornar mainstream, e gosto de falar que antes ela era mais gostosa, mesmo não tendo certeza se isso é um fato ou só o meu gosto que mudou 

Essa frase também possui uma outra vertente

"A cerveja deles era bem melhor quando faziam em panelas, agora perdeu a graça"
Essa é outra afirmação que você nunca poderá comprovar, apenas acredite naqueles que sabem mais do que você, no caso eu


Hum, não parece tão promissor

"Me acostumei a tomar cervejas em temperaturas mais próximas da ambiente"
Me pergunte sobre o período em que morei/estive no Reino Unido

Olha ele novamente! Curtindo um friozim...


Por fim, termine o dia dizendo que os festivais eram muito melhores antes de serem conhecidos ou que o bar perdeu o rumo e banalizou a seleção de cervejas.

Adaptado do texto do site Thrillist


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...