terça-feira, 10 de junho de 2014

A história das “cervejas” leves (light lager) – Parte 4

Imagem não é nada! Será?

No post anterior falamos que as grandes corporações cervejeiras investiram maciçamente em marketing para empurrar suas marcas na cabeça e na geladeira dos consumidores.

Mas, uma das primeiras grandes jogadas de marketing começou com o simples acréscimo do termo Lite à cerveja Miller nos longínquos anos de 1975 (It’s Miller time!!).





Essa história começa alguns anos antes, num jantar na Alemanha, mais precisamente em Munique. Em 1972, George Weissman, um executivo da Philip Morris, após a recente aquisição da Miller Brewing Co., pediu ao garçom uma recomendação de cerveja. No momento, o Sr. Weissman estava de regime e pediu algo que não fosse tão pesado. O garçom sugeriu uma diat pilsner, uma cerveja com baixo teor de açúcar produzida para pessoas com diabetes. (na época o termo, posteriormente traduzido como diet, ainda não se vinculava ao conceito de produtos de baixa calorias).

Diante da recomendação, Weissman pediu a tal cerveja diet, e assim também o fez John Murphy, um advogado de longa data da Philip Morris que se tornara presidente da Miller. Murphy, tomando um gole da cerveja, exclamou para Weissman: “Há espaço para algo assim na América!” (Não estranhe o termo “América” que os estado-unidenses tomaram para si, aqui nós só reproduzimos o que ele teria dito.)

No entanto, não bastava importar para os EUA uma cerveja com baixo teor de açúcar, ou mesmo de baixo teor calórico.

Ao invés disso, criou-se uma cerveja de baixa caloria e que oferecia o prazer de uma cerveja como qualquer outra. Para ajudar, contraram-se ex-atletas profissionais para empurrar a ideia de boa drinkability da cerveja lite.

A Miller Lite foi um imediato sucesso com o lançamento em 1975, atingindo o segundo lugar em vendas nos EUA, ficando atrás somente da Anheuser-Busch, que se sentiu obrigada a lançar sua própria marca light, a Natural Light em 1977.

Foi tamanha a importância do lançamento da Miller Lite que surgiu uma mini revolução nos Estados Unidos na área de alimentação e bebidas. De repente, no ímpeto de se aproveitar da nova necessidade de consumo por produtos não “engordativos”, não apenas as cervejas, mas todo o tipo de alimentos e bebidas passou a trazer o título de light ou lite, desde refrigerantes a tortas, até molhos de churrasco.




Para saber mais sobre essa história, pode acessar o site All About Beer.

Aquele abraço lite pra todos os gorduchos cervejeiros! Aguardem os próximos posts desvendando a história das light lagers.


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