quarta-feira, 26 de março de 2014

Minha cerveja no copo, por favor! Saiba porque é muito melhor degustar em um copo.



Em mais uma de minhas navegações pela rede me deparei com um interessante infográfico do Beer Cartel, contendo 3 razões para beber sua cerveja em um copo:

Fonte: Beer Connoiseur Magazine


A primeira vantagem em se tomar de um copo é que ele favorece a percepção do aroma e sabor. O formato do copo, com a boca mais larga que de uma garrafa, facilita que os aromas sejam exalados da cerveja e, segundo o infográfico, 70% do senso de paladar advém do olfato.

O copo também permite a formação do colarinho, importante na manutenção da temperatura, sabor e aroma do néctar.

Por fim, uma taça adequada, de boa transparência, permite que você aprecie a infinidade das cores em que a cerveja se apresenta (falando em cor, saiba mais sobre o catálogo Beertone).

Agora, falando um pouquinho de história, sem se ater a datas, já que eu sou péssimo nisso, você sabia que até meados do século XIX as cervejas eram servidas em canecos de louça, metal, madeira ou couro?

Pois é, até essa época não se dava muito valor para a aparência da cerveja. No entanto, nesse período, na República Tcheca, em consequência do desenvolvimento das cervejas lager na Alemanha em momento anterior, Josef Groll criou um novo estilo utilizando-se da fermentação lager (a frio) em conjunto com uma maltagem “pálida” (malte pale), que mais tarde seria conhecido como pilsen ou pilsner, uma bebida dourada e borbulhante que não merecia ser escondida por vasilhames opacos.

Vejam vocês que o destino confabulou para o surgimento de uma nova tradição na forma de serviço. 

Isso porque, logo ali na Boêmia se fabricavam os melhores cristais da Europa.

Então, por que não fabricar um belo copo translúcido para apreciar uma pilsen em todo seu esplendor dourado coberto pelo creme branco como a neve dos alpes?

Assim surgiram as taças de cristal para cervejas pilsen e logo a ideia de se beber em copos transparentes se difundiu.

Exageros à parte no romantismo da descrição acima, esse é o breve resumo de como se passou a valorizar a apresentação da cerveja em copos e taças transparentes.

Por hoje é só! Forte abraço boêmio para todos!

______

MORADO, Ronaldo. Larousse da cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...