quinta-feira, 11 de julho de 2013

Harmonizações pela cidade - A Varanda Bar

Em um dia de típica inspiração curitibana, provocada pelo friozinho persistente, visitamos o bar A Varanda para mais Harmonizações pela Cidade.

O inverno sempre pede pratos mais quentes, suculentos e cervejas mais fortes, encorpadas. A pedida da vez foi Escondidinho Americana acompanhado de duas cervejas locais: Pagan IPA e Bodebrown Tripel Monfort.

Escondidinho no pão
O escondidinho no pão é um prato convidativo e nutritivo, que leva queijo mussarela, ovo cozido, bacon, presunto, cebola e batata palha. Como regra básica de harmonização comparam-se as cervejas Ale (de alta fermentação) aos vinhos tintos, enquanto as cervejas Lager entrariam como equivalentes aos vinhos brancos. Qual o motivo disso? As cervejas Ale possuem sabor mais marcante e complexo, indicadas a acompanhar pratos mais fortes e temperados, enquanto as cervejas Lager, mais refrescantes, são adequadas ao acompanhamento de pratos mais leves.


Bodebrown Tripel Hop Monfort - Fonte: untappd.com
As duas cervejas degustadas nesta noite possuem sabores distintos e realçam características específicas do prato. 
A Pagan IPA é uma cerveja forte, de coloração acobreada e aromas frutados, de forte sabor amargo e cítrico, com final seco. Há presença de maltes que remetem a caramelo e mel, mas o lúpulo finaliza o sabor e torna o final da cerveja muito seco,
A Bodebrown Tripel Monfort é uma cerveja mais clara, de coloração dourada e sabor bem mais suave, adocicado e equilibrado, com forte presença de especiarias e sabores de frutas como laranja e abacaxi, mas não se deixe enganar, o lúpulo também cumpre seu papel e acompanha os sabores adocicados e cítricos com seu leve amargor até o cessar de cada gole.
Com duas Ales em punho, vamos ao prato. O escondidinho possui muitos sabores fortes e marcantes, que tornariam uma cerveja lager nada além de coadjuvante. Com bastante recheio e bem temperado, o prato fica devendo apenas em crocância e aparência, que poderia melhorar se o mesmo ganhasse cobertura de queijo parmesão e alguns minutos ao forno.

O resultado desta harmonização é uma viagem sensorial, na qual diferentes sensações serão evidenciadas ou atenuadas pela bebida que acompanha o prato; com a Tripel os sabores do prato são evidenciados e prolongados, enquanto as especiarias da cerveja acrescentam paladares aos ingredientes do recheio, dando a impressão de temperar o prato com sabores mais requintados. Já quando acompanhado da IPA, o paladar torna-se mais seco, menos persistente. Adicione pimenta ao prato e, com o favorecimento da pimenta provocado pelo lúpulo marcante da IPA, você terá um prato simples e marcante, com realce das características mais picantes e dos sabores mais acentuados do bacon, por exemplo.
Pagan IPA

Sugiro a todos que façam esta experiência com cervejas diferentes e pratos fortes, tenho certeza de que surpreenderão com a diferença nas nuances de sabores realçados nas cervejas e nos pratos. 

O escondidinho serve uma pessoa e custa menos de R$15, com mais R$15 você poderá desfrutar de um dos diversos chopps especiais e internacionais ofertados pela casa. O bar A Varanda fica na rua Colombo, 349, no Bairro Ahú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...