quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eisenbahn 11 anos

Hoje é certamente uma data importante para a revolução cervejeira que vem ocorrendo no Brasil. Trata-se do aniversário de 11 anos da Eisenbahn, com certeza uma das principais cervejarias da nova geração e das defensoras de nova ideologia de cervejas de qualidade inquestionável.

Muitos talvez se identifiquem com o que vou falar. A Eisenbahn foi pra mim uma espécie de primeiro passo, uma porta de entrada para o verdadeiro mundo das cervejas.

Ao começar a conhecer essa cervejaria de Blumenau/SC, começou também a crescer o interesse em desvendar esse novo e intrigante universo.

A cervejaria Eisenbahn, desde seu início, sempre teve uma proposta muita clara, trazer a boa tradição européia de se fazer cerveja, em especial a alemã, isso até por conta da intensa colonização dessa etnia na região. Para isso, adotou a Lei de Pureza da Cerveja (Reinheitsgebot).

No entanto, a fábrica não se limitou aos ingredientes tradicionalmente admitidos pela lei: água, malte (cevada e trigo), lúpulo e fermento. Com o tempo, passou a criar cervejas de outras origens, tal como belga, notadamente reconhecida por utilizar diversas especiarias e frutas em suas cervejas.

Desde sua criação, a Eisenbahn tomou a frente em muitos aspectos da nova tradição cervejeira nacional.

Em 2004 produziu a primeira cerveja orgânica do país (Eisenbahn Natural);
fonte: facebook.com/cervejaeisenbahn

Em 2005 lançou a Rauchibier, a primeira a utilizar maltes defumados, especialmente elaborada para harmonizar com charutos;

2006 foi lançada uma das mais queridas pelos consumidores, a Strong Golden Ale, uma Belgian Ale frutada e com sabor marcante, além da primeira cerveja com processo champenoise por esses lados tupiniquins, a 
Eisenbahn Lust. Essa, posteriormente, ganhou uma versão mais seca e, na minha opinião representou uma evolução da Lust, a deliciosa Prestige;

Em 2007, aproximou-se do consumidor lançando o 1º Concurso Mestre Cervejeiro, em que os participantes enviam suas receitas e a escolhida é produzida, de forma limita, pela fábrica.

Apesar de passar pela administração de duas grandes corporações a fábrica manteve-se fiel à sua tradição e continua a ser respeitada e premiada no universo cervejeiro. Inclusive, acredito que seja a cervejaria com o maior número de premiações no Brasil.

Por tudo isso, e muito mais, é que o Loucos por Ales saúda a Eisenbahn em seu 11º aniversário e afirma, sem medo de errar, que é uma das cervejarias mais importantes na nova era que se inicia. “Eisenbahn – A
autêntica cerveja”


Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história! Longa vida à Eisenbahn!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...