quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Rapidinha do dia # 4 - As cachaças são nossas amigas!

Com a tendência crescente de cervejas envelhecidas em barris de madeira, a notícia de que as madeiras brasileiras oferecem qualidade equiparável ao carvalho para a produção de cachaças pode marcar um caminho próprio a ser seguido pelas cervejarias nacionais. Ao invés de gastar pequenas fortunas para importar barris de carvalho americano ou francês, temos à disposição barris de jequitibá-rosa, cerejeira (mais conhecida pelos cervejeiros como Amburana ou imburana), entre outras, já muito utilizadas no envelhecimento das nossas queridas cachaças.

Fonte: Mapa da Cachaça


A utilização ou reaproveitamento dos barris de madeiras brasileiras anteriormente utilizados para cachaças, além do menor custo, garante-se uma identidade própria ao mercado de cervejas nacionais. Com foco no mercado externo, também é fácil notar que será um maior atrativo para as cervejas nacionais se apresentarem envelhecidas em barris de cachaça, bebida que já possui a identidade brasileiríssima reconhecida em todo mundo, não só, obviamente, pela origem, como também pela alta qualidade, competindo nas prateleiras com os melhores whiskies e burbons.

No cenário regional já possuímos uma versão de sucesso produzido pela Bodebrown, envelhecendo sua premiada Wee Heavy em barril de amburana da cachaça, também premiada, Weber Haus.
Veja matéria interessante sobre a utilização de madeiras nacionais na indústria cachaceira no site Mapa da Cachaça.



Beijos para todos os amigos etílicos e etílicas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...