quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cerveja sem milho, por favor



Nas palavras do Rei da Cerveja, “cerveja puro malte é uma questão de statis”. Na verdade, não se trata só disso, mas também de respeito ao próprio paladar pelo apreciador cervejeiro e, acima de tudo, significa respeito ao consumidor que gasta seu suado dinheirinho para ter um dos prazeres mais acessíveis no planeta.

É em razão disso que cada vez mais se difunde pelas redes sociais e outras mídias a campanha pela cerveja #semmilho e outros adjuntos que são colocados dissimuladamente pelas grandes cervejarias naquilo que eles chamam de cerveja pilsen, gelada,refrescante, leve, e tantos outros eufemismos que escondem a cruel verdade...cervejas aguadas e sem sabor que só são tragáveis quando estupidamente geladas (falando nisso, aprenda a gelar a sua breja em 5 min). Estúpido é o adjetivo certo para tomar indiscriminadamente tais bebidas.

Aquilo que as grandes corporações insistem em chamar de cerveja, têm em sua composição adjuntos como milho e arroz que servem para baratear os custos de produção e aumentar os lucros estratosféricos das companhias.

(internet)
Isso não é novidade no mundo. Tanto é que na Alemanha, com vistas a inibir a prática de se colocar adjuntos na cerveja para baratear custos, criou-se a Lei de Pureza da Baviera de 1516 que exigia que as cervejas produzidas só poderiam levar água, malte, lúpulo e levedura.

Por aqui, os pequenos cervejeiros pleiteam junto aos órgaos fiscalizadores que fiscalizem e regulem de forma que haja mais transparência por parte das cervejarias na divulgação da composição de seus produtos, que muitas vezes são apenas "réplicas" de cervejas.

Enfim, isso é parte do que fundamenta as campanhas por cervejas de melhor qualidade e, portanto, com menos adjuntos,  e que muitos bebedores mais incautos não conseguiam entender por que diabos da hashtag "sem milho".

Por isso, cerveja sem milho, por favor.

Um lupulado abraço aos colegas cervejeiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...