terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sorvete e cerveja, combinação que ainda vai dar o que falar


Sorveja ou Cervete? O importante mesmo é que a combinação de gelato italiano e cervejas gourmet está se tornando um sucesso aqui pelas terras dos pinheirais, Curitiba.

A ideia surgiu num bate papo entre os irmãos Hegon e Herik Correia , proprietários da loja mestre-cervejeiro, franquia da marca pertencente à Daniel Wolff, e a amiga Emilene Stival, proprietária da empresa Gelataio artiginale, que trouxe a técnica de preparo aprendida diretamente na Itália.
Pois bem, não é difícil imaginar, talvez, que numa conversa durante um jantar regado a boa cerveja e tendo um gelato artesanal italiano como sobremesa, eureca! Por que não misturar esses dois universos tão aprazíveis.

Foto: facebook.com/MestreCervejeiro
Não podia ser diferente, tanto as cervejas artesanais ou especiais quanto o verdadeiro gelato seguem um princípio em comum e essencial para garantir o sucesso desses produtos. Trata-se da pureza dos ingredientes empregados na elaboração de ambos. Tanto nas cervejas especiais quanto no gelato evita-se, a qualquer custo, a utilização de produtos industrializados como conservantes e outros aditivos que servem para baratear a produção, mas não sem prejuízo do sabor e qualidade da cerveja e do, pedindo licença para usar o termo leigo, sorvete.

Outro segredo do sucesso é a própria combinação inusitada entre cerveja e sorvete, gerando grande curiosidade, tanto dos apreciadores das beras quanto dos de gelatos, sorvetes, sorbets e et ceteras.

É possível fazer inúmeras combinações de sabores de frutas, chocolates, cremes e as mais variadas cervejas. Só para citar como exemplo, nas duas edições do evento Sorvete e Cerveja que rolou na loja Mestre-cervejeiro, tivemos sabores que levavam cervejas como Affligem, Eisenbahn strong golden ale, com abacaxi, Guinnes, Mort Subite Kriek, - o primeiro a esgotar na primeira edição! – Baden Baden stout, com chocolate, e, acredite ou não, sorvete de Punk IPA. Esse último tive a oportunidade de provar, parecia que eu estava literalmente comendo a cerveja numa textura extremamente cremosa!
Foto: facebook.com/MestreCervejeiro


Agora, não pensem vocês que utilizar cerveja no preparo de alimentos é novidade, há muito os chefs utilizam sem parcimônia o precioso líquido nas mais diversas receitas, desde carnes a massas até frutos do mar e sobremesas. Nação exemplo da mistura culinária e cervejas é a Bélgica, que desde muito tem aperfeiçoado as técnicas nesse segmento, mas isso é tema para um outro post.

Abraço aos amantes das cervejas e dos gelatos!

Um comentário:

  1. Show!! Os sorvetes realmente ficaram uma delícia, combinação suprema de sabores! Parabéns aos envolvidos, pois a ideia é espetacular!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...