quinta-feira, 12 de abril de 2012

Curiosidade: lúpulo e maconha são parentes


É de sabedoria quase universal que o lúpulo é o principal responsável pelo amargor das cervejas. Além disso, a depender de sua variedade, o lúpulo pode fornecer ao néctar aromas que vão do herbal ao floral, do frutado ao condimentado.
Já vimos anteriormente que o lúpulo passou a ter grande importância no processo de evolução da cerveja em razão de sua propriedade conservante.
Trata-se de uma trepadeira cujo nome científico é Humulus lupulus, – agora a coisa começa a ficar interessante – pertencente à família Cannabaceae, à qual também pertence a Cannabis sativa, mais conhecida como maconha, também alcunhada de marijuana, ganja (na Jamaica), “erva-do-capeta”, e outros nomes carinhosos que provavelmente são dados à plantinha.


Portanto, resumindo a história, o lúpulo é parente da maconha – por favor, só não vão me tentar fumar lúpulo – sendo-lhe atribuído, além do amargor e aroma, o efeito relaxante causado com a ingestão de cerveja. Pois é, não é só em razão do álcool que a cerveja causa aquela sensação agradável.

Sem mais por hoje, abraço aos “beer junkies” de plantão!

_________
REFERÊNCIAS:
MORADO, Ronaldo. Larousse da cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009, p. 116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...